segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Entrevista com o músico Geraldo Magela


No dia 3 de outubro, em um ensolarado domingo, a equipe do Cultureira esteve no Pq. Marabá, bairro de Taboão da Serra, para conferir um ensaio e trocar idéias com Geraldo Magela e seu grupo de resgate de cultura popular brasileira, o Candearte. As fotos do ensaio podem ser conferidas no álbum do Cultureira, e nos slides ao lado. A seguir, o papo entre nosso entrevistador Slash e Geraldo Magela:

Cultureira (Slash): Bom, estamos aqui em mais uma entrevista para o blog Cultureira, com Geraldo Magela, criador e fundador do grupo Candearte. Magela, como se deu a idéia de fazer esse projeto?
Magela: A idéia vem da experiência de trabalhar com cultura popular e chamar uns camaradas aí pra montar o grupo candearte.

C: Quantos integrantes tem o grupo hoje?
M: Uns quinze integrantes.
C: Entre dançarinos e músicos, né? Estamos tentando ser músicos também (risos), inclusive eu.

C: Qual o seu objetivo com esse resgate de cultura popular?
M:
O objetivo é não deixar morrer as nossas raízes, nossas tradições. O Candearte veio pra dizer isso, “candear a arte”, é um carro de boi cheio de arte que tá por aí, patinando, mas que a gente vai levando até o fim para que nossa cultura não acabe.

C: Quais são as maiores dificuldades de fazer esse tipo de trabalho, numa cidade como Taboão da Serra, por exemplo?
M: Eu acho que dificuldade tem em qualquer lugar. Quando se trata de cultura popular, qualquer lugar você vai ter dificuldade. Mas aí depende da garra de cada um de nós, gostar daquilo que faz.

C: O Candearte tem algum apoio de alguma empresa, prefeitura, ou algum órgão publico?
M: Não, nós somos totalmente independentes. Aceitamos ajuda, mas não temos ainda.

C: Você fez um desfile no carnaval do ano passado, qual foi a sensação?
M: A aceitação foi muito boa, do público. E a sensação da gente foi fazer o cortejo de rua. Acho que o carnaval foi o cortejo com mais pessoas, com mais público. Então foi aquilo que a gente faz sempre, no dia-a-dia. O Candearte é um grupo de desfile de rua mesmo.

C: Vocês conseguem apresentações que paguem um cachê pra manter isso, ou vocês mantem na raça mesmo?
M: A gente mantém na raça mesmo, gosta daquilo que faz. Fazendo com o que tem, tirando do bolso as vezes pra fazer acontecer, pra que não acabe, né.

C: Você é muito ocupado com a questão do Candearte e esquece um pouco a carreira solo. Você pretende retomar sua carreira?
M:
Com certeza, assim que o Candearte estiver andando sozinho, com as próprias pernas, eu vou voltar a assumir minha carreira e ver se eu consigo conciliar as duas coisas.

C: Só pra encerrar, gostaria de agradecer o Geraldo Magela aqui pela entrevista ao nosso blog Cultureira, muito obrigado e no que precisar da gente pra divulgar a arte, pode contar conosco.
M:
Obrigado vocês. Agradeço a presença de vocês, nesse sol aqui, fazendo as fotos do Candearte, muito obrigado.

Mais informações sobre o Candearte:

Casa de Cultura CANDEARTE:
Rua: Lauro da Silva, 46 – Pq. Marabá – Taboão da Serra.
TEL: 47877784
Cel.: 94361981
Falar com Geraldo Magela
E-mail: geraldomageladobrasil@hotmail.com
www.grupocandearte.blogspot.com

4 comentários:

  1. Pow, que demais!
    Geraldo Magela é um ícone da cidade.
    Parabéns pela entrevisa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Porra velho Magela já é um clássico arteiro do taboão, pois quem faz arte de rua ñ é artista e sim arteiro, fantástico o q ele diz em relação a você fazer o que gosta independente de ajudas financeira ou ñ, ele mostra q o artista de verdade é aquele q faz por amor por paixão, e dinheiro nenhum compra isso, parabéns Ao Magela, Candearte e à vo6 do Cultureira!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Opa, Eu como filha nem tenho palavras para descrevê-lo, mas como diretoria de cultura da Umes Taboão, rs, Diria que sim o trabalho que o Magela tem é incrível, resgatar esta cultura tão rica e que infelizmente acaba sendo desvalorizada, não é trabalho para qualquer um.. Amor a arte é fundamental! Isto eles mostram a cada ensaio, a cada apresentação e até mesmo em conversas corriqueiras!!!

    Parabéns Grupo Candearte pela iniciativa de trazer de volta toda essa riqueza!
    E a vocês do Cultureira.. Gostei do Blog e da intenção!

    Att..

    Iris de Oliveira

    ResponderExcluir